terça-feira, 7 de junho de 2011

Nova franquia AmBev - "Nosso Bar "

Recentemente , fui informado que a AmBev vai lançar uma franquia, chamada "NOSSO BAR" com foco em empreendedores que desejem trabalhar com as classes C e D. A franquia vai requerer um investimento inicial de cerca de 28 mil reais.
A AmBev, tem dentre suas estratégias de conquista de share, programas como o Domínio do PDV, programas de fidelização de clientes, dentre outras...
Estas ações visam conquistar o Ponto de Venda (PDV), através de acões de merchandising e também da atuação do vendedor, que garantem a presença , em volume maior, e em evidência, dos produtos que comercializa no PDV. Isso tudo para influenciar a pedida do consumidor, e garantir o giro rápido dos produtos da AmBev nos pontos de vendas.
Algumas destas ações foram questionadas, judicialmente até, outras são interpretadas como abusivas , do ponto de vista da livre concorrência, ou seja, muitas são polêmicas, pois apontam para uma situação onde o dono do PDV se sente "preso" a uma marca apenas, ficando muito restrita a sua liberdade para a aquisição de mercadorias de outros fornecedores, segundo o depoimento de proprietários de pdv's e de concorrentes da AmBev.
Agora com a nova franquia, esta situação fica "regularizada", afinal o PDV franqueado terá contrato, é um negócio...como outra franquia qualquer.
Especula-se que a franquia, proporcione ao proprietário, equipamentos como luminosos, jogos de mesas, geladeiras,prateleiras, copos ,bandejas,e demais utensílios, uniformes de garçom, etc...
Também é provável, que sejam oferecidos ao franqueado, cursos de administração do negócio, englobando precificação, compras, contabilidade do bar, merchandising e práticas higiênicas (incluindo manipulação de alimentos).
Fala-se até na restrição aos fornecedores de Bebidas Quentes, que seriam então, apenas aqueles autorizados pela AmBev...
A AmBev, que é líder no país no seu segmento, e a maior companhia de bebidas do mundo, vai garantir com essa nova cartada, que marcas como a Heineken (provável compradora da Schincariol), não cresçam nas classes D e C, e consolidará ainda mais, sua posição de líder de mercado.
Marcas com participação menor, cervejarias  e engarrafadoras de refrigerantes regionais, sofrerão um baque maior, pois o foco está justamente no seu público consumidor alvo.
Fazer o que?É o mercado....

prof. Antonio

Um comentário:

  1. òtimo post..
    Realmente esses acontecimentos a curto prazo nao prejudicaram os consumidores, mais se tornaram um problema ao longo prazo. Compramos deles ou não compramos, o grau de monopolização está chegando a tal ponto que as coorporações ditam nossas necessidades.

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