Estou trabalhando atualmente junto a empresários no projeto Varejo Mais do Sebrae, como instrutor, do curso A venda com foco no cliente.
Nessa experiência pude perceber o quanto os empresários reclamam da mão de obra disponível, o quanto carecem de profissionais capacitados para atender as necessidades da empresa e de seus clientes.
E mesmo em 2010, em plena era digital, onde precisamos da excelência no atendimento justamente para fidelizar nosso clientes,ainda testemunhamos que falta ainda um longo caminho a ser percorrido...
O empresariado não pode desanimar, pelo contrário, precisa (e muito) de motivação para buscar essa qualificação de seu pessoal, seja através de cursos, treinamentos, ou simplesmente muito diálogo dentro da empresa, a meta é a conscientização.
É isso! a força de vendas e atendimento precisa entender o quão importante é o atendimento de qualidade, antes de tentar praticá-lo.
Empresário, gestor, supervisores, diretores precisam "arregaçar as mangas" na empresa e ir a luta, são vocês que vão introduzir estes conceitos, divulgar , exemplificar, conversar e principalmente...praticar.
Seu pessoal precisa de exemplos, precisa de modelos , seja um.
Busque sim, auxilio externo se preciso, contrate cursos , treinamentos e promova o interesse pelo conhecimento.
A qualidade é um processo contínuo, em evolução.
Bom trabalho!
prof. Antonio
Ótimas palavra Prof. Antonio e parabéns pelo seu trabalho junto ao Projeto Varejo Mais do SEBRAE
ResponderExcluirAs noites de capacitação estão sendo muito bem aproveitadas, com ótimas dicas e conteúdo
Precisando estamos as ordens
Grande abraço