sábado, 26 de março de 2011

Quando os grandes erram no marketing




Foi em 1985 que a Coca- Cola cometeu um enorme erro de Marketing. Abandonou a fórmula da Coca-cola original e deu lugar à “New Coke” com um gosto mais doce e suave, contrariando a sua regra “ não mexer com a Coca Mãe”.
Ao lançar a “ New Coke” com um novo sabor, foi grande o investimento em publicidade, fazendo com que este novo produto vendesse bem inicialmente. Contudo, as vendas entraram rapidamente em declínio.
Os consumidores revoltados enviaram milhares de cartas, fizeram inúmeros telefonemas para a organização, formando até um grupo denominado por “ Old Cola Drinkers” que demonstrou o seu enorme desagrado.
Como estratégia de minimização do erro cometido, a Coca-Cola relançou “Coke classic”, passando a ser vendida ao lado da “ New Coke”. Porém, esta conseguiu apenas representar 2% das vendas no mercado.
Deste modo, a Coca-Cola retirou em definitivo este produto que foi deveras um fracasso.
Considero que esta derrota deveu-se, fundamentalmente, ao facto de não terem sido considerados os sentimentos dos consumidores perante a ideia de substituir a “ Coke classic”, abandonando-a por completo.
Nas pesquisas e testes de marketing previamente realizados antes do lançamento da “New Coke”, a preocupação centrou-se em saber, unicamente, a reacção dos potenciais consumidores ao novo sabor.
Para a maioria das pessoas, a Coca-Cola é um símbolo americano e este significado simbólico mostrou ser mais relevante do que a própria inovação a nível do sabor.
Em suma, este fracasso deveu-se à falta de exploração acerca da opinião dos consumidores em relação à “Coke classic” e, essencialmente, ao significado que esta tinha para os seus consumidores.

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