quarta-feira, 6 de julho de 2011

Qualidade no Atendimento ao Cliente- muito se fala , mas muito se faz?

Qualidade no atendimento tem de ser um dos pilares do planejamento estratégico das empresas.Não há como fugir disso...
Diante de tantas facilidades do mundo digital, a evolução assustadora das vendas online, sites de compras coletivas, etc...as empresas que praticam a venda  "tradicional" , onde há o contato real com o cliente precisam sim , priorizar o atendimento, com foco na longevidade do negócio.
Mas tudo isso começa na mudança da mentalidade do gestor. Se isso não ocorre , tudo isso vira "mentirinha", ou seja, a preocupação com o atendimento é apenas uma bela frase para estampar a propaganda da empresa...
Olha, gestor preocupado com qualidade no atendimento, é gestor que trabalha, e muito.Tem a postura de crítico severo dos processos internos, sempre buscando melhorar.É também um facilitador, um orientador, a pessoa que esta ali para ensinar, corrigir seus colaboradores...sem preguiça.
Essa preocupação é pertinente.Pesquisas apontam que cerca de 65% dos clientes que deixam de comprar em um estabelecimento alegam a qualidade no atendimento como fator decisório.
E o pior, uma pessoa que não gostou da experiência de atendimento, conta para cerca de 20 pessoas....Já quem foi bem atendido conta apenas para cinco...
Pois bem, se o gestor realmente não é muito preocupado com isso, o que podemos dizer dos colaboradores?se não houver treinamento e principalmente conscientização , a coisa não vai fluir...
E olha, por experiência, esses treinamentos precisam ser regulares, mesmo que repitam os mesmos conceitos. É como escovar os dentes, escovou uma vez só na vida tá bom?Claro que não! tem de ser um hábito.
Para concorrer com o" virtual, fácil e prático" precisamos ser "reais,eficazes e ultra-disponíveis", esse é o nosso jogo!Esse é o caminho para garantirmos lucros, a manutenção dos empregos , e a longevidade das empresas através da fidelização dos clientes...hum ....clientes, aliás, a única razão da existência das empresas comerciais.
Bom trabalho amigos.

prof. Antonio

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