terça-feira, 11 de maio de 2010

Uma loja com tudo grátis ! Acredita?

A primeira loja com tudo grátis abriu as portas ao consumidor nesta terça-feira (11). Trata-se do Clube Amostra Grátis, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo.

Imagine uma loja em que você pega o produto que quiser experimentar e pode levar para sua casa. Até aí não há nada de diferente das lojas comuns. O detalhe é que você não paga um centavo por isso. Bem-vindo à loja grátis, uma modalidade de comércio que tem como moeda de troca a sua opinião sobre produtos novos, que ainda não chegaram ao mercado. O conceito surgiu no Japão e já se espalhou também pela Austrália e Espanha.

O local é como uma loja comum, com produtos dos mais variados, de desodorantes e bolachas até roupas e eletrônicos. O consumidor tem o direito de pegar o que quiser – somente os eletrônicos e produtos mais sofisticados não saem da loja. Depois de um tempo de uso, ele tem que entrar no site do clube e dar sua opinião sobre o produto.

Luiz Gaeta, sócio Clube Amostra Grátis, diz que, apesar do nome da loja, não há “amostras grátis”, mas coisas em tamanho natural para o consumidor. Isto é, você não vai encontrar xampus e refrigerantes em tamanho reduzido, mas com a embalagem na qual eles podem ir às lojas.
- Apesar do nome, 100% dos produtos são feitos em tamanho natural. Essa tendência serve para aproximar o cliente das novidades, até que ele possa experimentar e passar a consumir. Com isso, as empresas podem focar mais o mercado.
Em junho, chega uma concorrente com o mesmo objetivo. Trata-se da Sample Central, uma franquia da Sample Lab, de Tóquio. João Pedro, sócio e um dos diretores da empresa, diz que a ideia principal de uma “loja grátis” é fazer com que o consumidor aproveite a experiência de provar alguma coisa que ele escolheu.
- O “sample” é aquele que você recebe um produto de graça, mas que você não escolheu. Aqui temos a ideia de você experimentar produtos de uma gama grande baseado em uma experiência real. O que vem depois é o marketing boca a boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário