domingo, 17 de outubro de 2010

De quem é a culpa pela desvalorição da profissão do vendedor?

A desvalorização da profissão de vendedor infelizmente ainda é grande.
Minha experiência em treinamento de equipes de vendas e atendimento, há alguns anos, revela essa triste constatação.
E olha, esse processo é fruto de posturas , muitas vezes provenientes de gestores e patrões, que costumam dizer a seus vendedores que podem procurar "coisa melhor" , ou então "você fica provisoriamente como vendedor até que apareça uma função mais importante"...
São frases como essa que derrubam e desprestigiam a atividade.
Também é comum ouvir em entrevistas de emprego, candidatos procurando uma vaga, sem foco em um setor ou função específica, dizerem: "-Posso fazer qualquer coisa aqui...até trabalhar de vendedor se precisar..."
Olha, tudo isso é uma pena.
Vivemos em uma era onde o vendedor carece cada vez mais de formação, de capacitação  específica.
Procuramos o vendedor estratégico, aquele que auxilia seu cliente no planejamento de seus negócios, suas ações ao mercado.
Esse profissional é especial, preparadíssimo, pronto para prestar uma assessoria de qualidade e que traga um excelente retorno ao seu cliente.
Como ia dizendo, muitos patrões tem culpa nessa questão do desprestígio da atividade do profissional de vendas, e é preciso uma revisão urgente destes conceitos,afinal,  é a força de vendas que faz a empresa comercial obter êxito no mercado , ela é a principal engrenagem dessa máquina.
Vamos buscar a valorização do vendedor.

Um abraço!
prof. Antonio

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