segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sua empresa pratica uma gestão positiva?

Encontrei este artigo,muito interessante do Renato Ricci (portal exame) e decidi publicar aqui no blog.
Frequentemente me fazem a seguinte pergunta: como saber se uma gestão é realmente positiva ou não? Esta não é uma questão fácil e sequer tem uma única resposta. Para saber se sua organização age de forma otimista, em busca de resultados mais desafiadores, o melhor é observar suas atitudes. A seguir eu listo 10 atitudes de uma gestão positiva – poderiam ser 20 ou 30, mas o espaço do blog e a paciência do amigo leitor são limitados. Então veja se você está dentro de uma delas ou não.
1. Sua organização NÃO tem foco somente em resolver problemas.
 Ou seja, você e seus parceiros não passam horas e horas, reuniões e mais reuniões, somente para identificar falhas, culpados, e acharem forma de reação (claro, a um problema…).
2. Você pode e é incentivado a expressar sua opinião a respeito das estratégias da organização. Você é um agente de mudanças e sente-se responsável pelos rumos da mesma. Seu cargo não é de CEO ou você não pertence à diretoria? Melhor ainda, isto significa que mais positiva é a gestão de sua empresa.
3. A sua organização pratica a diversidade de todas as formas
Jovens atuam em projetos com pessoas seniores, mulheres ocupam cargos executivos, talentos são preservados e incentivados.
4. Existe um balanceamento claro entre responsabilidades e obrigações,
 resultados são cobrados e quando alcançados, retribuídos. As pessoas operam em um regime de confiança e dedicação – atuam como parceiras do negócio, com alto grau de comprometimento.
5. Permanentemente as pessoas estão a procura de identificar pontos fortes e oportunidades
sejam em suas áreas de atuação, sejam no mercado em que atua-se.
6. As famosas frases de efeito contidas nas Missões e Visões corporativas, há tempo, saíram do papel e são praticadas naturalmente.
7. Sua organização já debateu (de forma positiva) e está totalmente preparada para a próxima CRISE que virá.
8. Os líderes de sua organização são tidos como coaches e mentores,
 não como vigias, nem tão pouco como chefes.
9. As inovações e desafios se sobrepõem aos problemas cotidianos – 
estes existem e são encarados como oportunidades de revisão de processos e atitudes. Incentiva-se o acerto – não proíbe-se o erro.
10. Você pode ler este blog em seu horário de trabalho.
Se sua empresa possui pelo menos uns 6 ou 7 dos itens mencionados acima, acho que pode se considerar bem positiva, cabe a você trabalhar para ter os demais.

Um abraço
Prof. Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário