quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Simpatia dá lucro

Todo o vendedor tem de ser simpático, e ponto final.
Não dá para aceitar um vendedor emburrado, de cara fechada e com cara de pouco amigos atendendo em uma loja.
Mas olha...isso ainda existe!É sim, hoje em dia, em pleno séc. XXI ainda existem umas figurinhas assim ,e o pior, achando que vão ter sucesso na sua função.
Só que não vai dar certo, simpatia é fundamental, um sorriso espontâneo (não vale aquele "amarelo forçado"), cordialidade, educação, prestatividade, atenção, educação, tudo isso constrói uma imagem agradável, simpática aos olhos dos clientes.
Todos os dias ouço reclamações de amigos que me contam sobre o péssimo comportamento/postura de funcionários nas lojas do comércio local, e olha, são muitas as reclamações.
E quando comentamos com funcionários sobre este fato, muitos deles ficam bravos, dizendo que isso é normal, afinal todo mundo pode ter seus momentos antipáticos um dia.
Tudo bem, todo mundo pode sim...mas quando seu trabalho requer simpatia "integral" aí a coisa muda.
O cliente não tem culpa do seu dia ruim, dos seus problemas familiares, seus traumas e dificuldades. O cliente quer ser bem atendido, quer atenção , quer carinho e respeito.
Sendo assim, ele quer ser atendido por alguém simpático...sempre.
No comércio, simpatia é um componente básico para o excelente atendimento, que pode resultar em lucros para o vendedor e para a loja.
Um abraço!
Prof. Antonio

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