quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Respeito ao consumidor

O Recall que a Toyota anunciou , em proporções mundiais, envolvendo mais de 8 milhões de veículos, distribuídos em 7 modelos da marca, e agora, com o anúncio que o novíssimo modelo Prius , o badalado híbrido da empresa japonesa, também apresenta problemas ( cerca de 436 mil carros) e deverá voltar para a oficina, faz com que a montadora oriental enfrente uma crise sem precedentes.
Líder em vendas em todo o  mundo em 2009, a Toyota talvez esteja pagando o preço de um crescimento desordenado, onde provavelmente em nome da produção, a qualidade tenha sido deixada um pouco de lado.
Preço alto, muito alto para ser pago pela liderança, talvez com conseqüências drásticas, e até irreverssíveis para a marca, até então, uma referência em qualidade.
Mas quem também acaba pagando por esse prejuízo todo, é o consumidor de Toyota, que vai perceber uma sensível desvalorização de seu automóvel, muito brevemente.
Sem contar que marcas concorrentes como a Hyundai, aproveitam a desgraça alheia e fazem muito barulho destacando as vantagens, benefícios e "não problemas " de seus produtos, comparando-os com os da Toyota.
Para esquentar mais essa "chapa", a Honda, outra potência do setor, também sinaliza um grande Recall de aproximadamente 438 mil veículos...
É realmente uma grande falta de respeito ao consumidor! Essas megaempresas, tem recursos e tecnologias suficientes para testar, testar e testar infinitas vezes seus produtos antes de entregá-los ao consumidor final.
Pois é claro, tudo isso faz parte da relação de confiança e de responsabilidade do fabricante para com seus clientes.(pelo menos era o que se esperava deles...)
É uma pena, que em pleno Século XXI, ainda existam empresas e pessoas que esquecem os preceitos básicos de uma duradoura relação comercial...
Um abraço
Prof. Antonio

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