terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tem que sofrer para aprender! ( e o cliente o que tem com isso?)

No sábado passado estava em Curitiba, e durante um almoço em um restaurante, vivi uma interessante experiência de atendimento.
No momento de pagar a conta, percebi que a fila não andava rápido, procurei saber o motivo e descobri a razão: a funcionária que estava no caixa demonstrava pouca habilidade no manuseio da máquina de cartões de crédito e, nitidamente nervosa, cometia seguidos erros na operação, fazendo com que a fila de pessoas que desejavam pagar (e ir embora) ficasse cada vez maior.
Esse atraso gerou uma grande insatisfação nos clientes e o mau humor dominou a cena. O engraçado (?) é que ninguém da direção do restaurante veio ao socorro da funcionária, pelo menos para agilizar a operação, mas graças a boa vontade e disponibilidade de um cliente que se propôs a auxiliá-la, a fila começou a andar...
É estranho também que mesmo sob os olhares dos demais colaboradores da empresa , percebendo a situação complicada da colega , e todo o transtorno gerado, ninguém veio ao socorro...
Pois bem, no momento eu que eu estava saindo, não resisti e comentei com um dos garçons sobre o ocorrido, e olha o que foi que ele me disse:
"-É bom que isso aconteça para ela acordar, ficar esperta, fim de semana é fogo, todo mundo tem que se virar em dez..."
Olha só, o colega achou aquilo bom, e parece que a opinião dele é compartilhada pelo restante do grupo...lamentável.
A lição que os colegas queriam que ela aprendesse acabou por prejudicar os clientes, a razão da existência do negócio.
Que bela bobagem essa filosofia!Pena que é muito popular em várias empresas não é mesmo? Mas... me diga uma coisa...na sua empresa também é ?
Um forte abraço!
Prof. Antonio

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